Você ainda posta conteúdos fast food no Instagram?
- Candice Vitale
- 22 de mai.
- 2 min de leitura

Imagem: Unsplash
Imagens estáticas, sem contexto, respostas rasas e pasteurizadas, frases prontas. Foi-se o tempo em que a rede vizinha privilegiava conteúdo fast food. O Instagram vem ajustando seu algoritmo para valorizar conteúdos com maior profundidade e valor agregado, sinalizando uma mudança estratégica em resposta à concorrência e uma tendência para os próximos anos. E essa mudança no algoritmo da rede passa a priorizar conteúdos compartilháveis.
Em um Reel recente, Adam Mosseri, CEO do Instagram, reiterou que 'envios' agora são um foco importante. “No Instagram, estamos tentando ser um lugar onde as pessoas podem ser criativas, mas de uma forma que as una. Queremos ser não apenas um lugar onde você consome conteúdo passivamente, mas onde você descobre coisas que deseja contar aos seus amigos”.
Esta guinada na estratégia reflete uma mudança comportamental: as pessoas estão saturadas de posts superficiais e estão buscando por mais informação de qualidade, aprofundamento e conteúdos que falem diretamente com seus interesses, de maneira próxima e afetiva.
Mais do que nunca, é hora de investir em narrativas que despertem o interesse por meio de informações acuradas que confiram legitimidade ao conteúdo. Ou seja, não vale mais o postar por postar. Aquela foto bonita de um prato ou aquela selfie sem contexto não serão mais priorizadas pelo algoritmo da rede. O algoritmo passou a penalizar posts que geram apenas curtidas rápidas, privilegiando aqueles que estimulam salvamentos e compartilhamentos.
Essa decisão também tem a ver com alguns outros fatores, como a retenção de audiência. Conteúdos complexos mantêm os usuários por mais tempo na plataforma (tempo de permanência é métrica-chave). Além disso, anúncios em vídeos longos e Reels têm maior valor para marcas.
Diante desse novo cenário, temos aqui algumas dicas para criadores de conteúdo:
Vídeos longos com capítulos: divida o conteúdo em tópicos
Carrosséis com informações detalhadas em múltiplos slides para contar uma história ou explicar conceitos complexos
Conteúdo educacional: tutoriais, análises técnicas, guias passo a passo
Interações significativas: comentários longos, DM debates, perguntas aprofundadas
Se você é um especialista, mas não sabe bem como transformar seu conhecimento em conteúdos que engajam, venha bater um papo com a gente!
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